terça-feira, janeiro 08, 2013


A mente de um psicopata

0

Para começar a primeira postagem do ano, desejo um feliz dia do leitor! ;)
Você teria coragem de conviver com uma pessoa com deficiência cerebral? 

Quando você vê uma cena de violência, o seu corpo reage ativando o sistema simpático, que apresenta dilatação das pupilas, transpiração excessiva, aceleração cardíaca e respiratória, calafrios e até mesmo enjoos. São essas sensações que te diferencia dos psicopatas.

A estrutura da personalidade do ser humano é formada até os 8, 10 anos de idade, nessa fase deve ter um
condicionamento lógico sobre situações do cotidiano, recebendo proteção, educação e limites do que se é imposto em uma sociedade. Nossa mente nasce ou não com uma tendência biológica a psicopatia, possuindo variantes, o que define se irá manifestar um tipo de grau deficiente – não sendo assim uma regra especifica -, pois há crianças com infância harmoniosas que sofrem de deficiência cerebral. Alguns cientistas atribuem à genética, mesmo não terem descobrido o que causa essa deficiência.
Mas há uma fração de psicopatas que desenvolve um grau de deficiência severa. Nascendo assim os criminosos, estupradores e Sereais killers. Em outros casos, a doença pode evoluir para canibalismo, rituais de tortura e morte. Existe um desenvolvimento de escala de avaliação, que é muito utilizada para avaliar criminosos na análise forense.
O cérebro deles não apresenta alterações estruturais, mas funciona de forma diferente. Para alguns neurologistas é possível dimensionar falhas nessa região do cérebro, considerado um marcador corporal de emoção. É uma falha de transmissão química entre neurônios, uma falha da atividade elétrica dos neurônios. Esse indivíduo tem uma linguagem, noção, percepção e raciocínio lógico normal. O único problema é que ele viola as normas morais e sociais, ou seja, ele sabe o que é certo e errado e não se arrependem de nada.

A personalidade de um psicopata é caracterizada pela falta de sentimentos alheios, consideração por qualquer ser vivo, de consciência e desprezo. Exibem empatia, egocentrismo, manipulação, intimidação, sadismo, ausência de remorso e são friamente calculistas quando querem algo, se tornando violentos para controlar os outros e satisfazer suas próprias necessidades.
O psicopata geralmente exibe um charme superficial, tem uma inteligência normal ou acima da média. Quando alcançam posições de poder, podem causar danos, sob situação de desordem mental, como: guerras, pobreza e quebra da economia. Podem adquirir status de líderes e sábios, tais como Adolf Hitler, Saddam Hussein, Idi Amin, Stalin, etc.
A doença tem tratamento que ajuda o indivíduo a controlar seus impulsos. Com ajuda de neurologistas já se pode definir o grau da deficiência. Um psiquiatra e até mesmo um psicólogo podem ajudar no tratamento. "Graças a Deus né? " :P

- Mentes Perigosas - O Psicopata Mora ao Lado - livro
- G1 - matéria sobre psicopatia

0 comments:

Postar um comentário